Praticante e Discípulo são diferentes

Hoje em dia o descompromisso e desprendimento são atrativos a prática esportiva ou até as artes marciais modernas, onde o praticante treina em várias academias ou tem vários professores ou mestres ao mesmo tempo.
Nada contra.


As artes marciais funcionam um pouco diferente e requerem um pouco mais de compromisso e comprometimento, mesmo as escolas que funcionam em um âmbito mais “comercial” ( relação prestador/consumidor ) reservam-se o direito a exigir uma postura diferente com o passar do tempo.Existem escolas que apesar de serem comerciais são extremamente tradicionais em alguns pontos, já em outros não.


Quando você inicia, nada é esperado de você, a não ser que siga as regras básicas da escola e que se esforce em seu treinamento e assiduidade.
Quando você treina há um médio tempo, são introduzidas noções de maior respeito ao Guan (local de treino) e Shifu (professor) , assim como o estímulo ao estudo literal e boas práticas dentro do âmbito cultural da escola.


Quando você treina a um tempo considerável, espera-se que você reflita a técnica e o espírito da escola, você não precisa ser melhor ou mais forte que os que vem antes de você, mas precisa mostrar uma postura diferente dos iniciantes, segurança e força mental. Além disso, mesmo que não seja um professor, você deve zelar pela continuidade da escola e bem estar de seus componentes, ajudando na medida do permitido os iniciantes e incentivando novos praticantes e interessados.

Existe uma diferença entre aluno e discípulo, praticante e adepto medida na paixão pela arte e em seus atos para com ela. Adepto: o que é iniciado e se torna conhecedor.

Mestre Antonio Carlos

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *