Os 7 Tipos de Benefícios do Kung Fu Tradicional

O que é benefício? Benefício é a vantagem que se pode tirar de alguma coisa. No caso do Kung Fu, podemos elencar 7 tipos de benefícios: Saúde, vitalidade, desenvolvimento físico, desenvolvimento mental, desenvolvimento emocional, socialização e defesa pessoal.

Obviamente que outras atividades físicas também podem proporcionar muitos desses benefícios, porém, como vocês poderão observar mais adiante, o Kung Fu pode proporcionar certos benefícios que nenhuma outra atividade física ou esporte pode proporcionar.

1 – Saúde

O que é saúde? Saúde é o estado de normalidade de funcionamento físico e mental do organismo humano. Significa ter equilíbrio físico, mental e emocional.

A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais.

Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.

Como dizia o Paulo Cintura, “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa” O Kung Fu, com relação a saúde, pode fazer no mínimo 5 coisas por você:

Prevenir – Coisas que você não tem e não gostaria de ter. Por exemplo: Você não tem Parkinson e não gostaria de ter, você não tem Alzheimer e não gostaria de ter, você não tem depressão e não gostaria de ter, e assim por diante.

Regular – Problemas que você tem e gostaria de regular. Por exemplo, pessoas que convivem com a diabetes, podem até diminuir o uso de insulina e melhorar a taxa de glicemia no sangue por meio da prática do Kung Fu. Doenças cardíacas também podem regredir de forma significativa. Isso porque, durante a prática de atividades físicas, os vasos sanguíneos dilatam, o que melhora a oxigenação do corpo e, consequentemente, tem efeito positivo na redução da pressão.

Preservar – Coisas que você tem e gostaria de continuar tendo. Por exemplo: Você tem uma boa condição cardiorrespiratória e gostaria de continuar tendo, você tem uma boa circulação e gostaria de continuar tendo, você é magro e gostaria de continuar sendo, e assim por diante.

Melhorar – Coisas que você tem, mas gostaria de melhorar. Por exemplo, Você já tem uma boa condição física, mas gostaria de melhorar, você já tem uma boa musculatura, mas gostaria de melhorar mais, você já tem força, mas gostaria de ter muito mais, você também já tem vida, mas gostaria de aumentar mais ainda sua expectativa de vida, e assim por diante.

Conquistar – Coisas que você não tem e gostaria de ter. Você não tem resistência, mas gostaria de ter, você não tem disposição, mas gostaria de adquirir, você não tem uma boa estética, mas gostaria de ter, e assim por diante.

2 – Vitalidade

O corpo humano é formado pelos sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático e tegumentar. Cada um deles envolve órgãos que atuam para a realização das funções vitais do organismo, e o Kung Fu, através dos movimentos, fortalece todos esses órgãos, contribuindo para um melhor funcionamento.

3 – Desenvolvimento físico

Além de desenvolver a vitalidade, o Kung Fu através do esforço físico contribui com o desenvolvimento de outros aspectos, como, por exemplo:

Fortalecimento – O Kung Fu desenvolve o que chamamos de força de conjunto, ou seja, não é somente a força dos braços ou das pernas, mas sim, do corpo todo, como se fosse uma coisa só.

Resistência – Com o esforço e o desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, adquirimos o que chamamos de resistência, conseguindo assim aguentar muito mais o tranco do cotidiano.

Musculatura – O desenvolvimento muscular também vem do esforço físico, dessa maneira, quanto mais esforço fizermos, mais musculatura desenvolveremos.

Alongamento e Flexibilidade – Alguns movimentos do Kung Fu exigem alongamento e flexibilidade dos ligamentos e das articulações e, com o treino, essas coisas automaticamente vão sendo desenvolvidas.

Estética – Conforme desenvolvemos a musculatura e gastamos mais energia, automaticamente emagrecemos, ficamos mais delineados e, consequentemente mais bonitos.

Outros benefícios físicos – Coordenação motora, fortalecimento dos ossos; aceleração do metabolismo; aumento da velocidade dos movimentos; qualidade do sono; redução do estrese; redução do risco de doenças cardíacas; ajuda no controle e perda de peso; diminui os níveis de glicose no sangue; fortalece a musculatura; colabora com a saúde óssea; melhora o condicionamento físico; reduz o risco de hipertensão; reduz a pressão arterial; previne doenças crônicas; combate a obesidade; fortalece músculos e articulações; melhora a circulação sanguínea no cérebro; combate a insônia; reduz os níveis de estresse; estimula o convívio social. etc.

4 – Desenvolvimento mental

O trabalho do corpo, principalmente por conta da infinidade de movimentos do Kung Fu, particularmente do que chamamos de movimentos cruzados, desenvolve a mente em vários sentidos, como, por exemplo:

Tempo de reação – Com o desenvolvimento de todas as suas funções orgânicas, seu cérebro também fica mais rápido, consequentemente seu tempo de reação também melhora.

Equilíbrio mental – O trabalho do nosso cérebro para executar movimentos que anteriormente não executávamos desenvolve o nosso cérebro, equilibrando o racional e o emocional.

Concentração – Basicamente é impossível praticar Kung Fu pensando em qualquer outra coisa que não seja o próprio Kung Fu e isso desenvolve muito nossa concentração e atenção.

Outros benefícios mentais – desenvolvimento da inteligência intrapessoal; capacidade de se comunicar; tranquilidade; serenidade; aumento da disposição; melhoria do humor; alívio da ansiedade; aumento da produtividade; menor risco de doenças degenerativas como o Alzheimer; maior capacidade de aprendizado; boas noites de sono; equilíbrio emocional e psicossocial, etc.

5 – Desenvolvimento emocional

O controle das emoções é uma característica comum nos praticantes de artes marciais. No Kung Fu, por exemplo, o maior adversário não é o outro, e sim o próprio lutador, que precisa ter controle emocional e concentração para direcionar bem os golpes. Ao desenvolver esse controle, fica mais fácil analisar os erros e acertos dos combates e descobrir o que precisa ser melhorado para atingir a vitória.

Além disso o Kung Fu é uma excelente atividade física e, como sabemos, a atividade física é responsável por liberar no corpo os hormônios do prazer, entre eles a endorfina. Essa substância, quando presente no corpo, é capaz de reduzir os níveis de estresse e aumentar a sensação de bem-estar. Dessa forma, o cansaço do dia a dia passa a diminuir gradativamente.

Por outro lado, melhorando nossa saúde, nossa vitalidade, nosso físico e nossa mente, aumentaremos nossa autoestima, nossa autoconfiança e nosso autocontrole. Em outras palavras, quando melhoramos nossa saúde, nossos cinco sentidos são melhorados, consequentemente, nossos sentimentos, nossas emoções e nossos instintos são aflorados, melhorando consideravelmente todos os aspectos de nossa vida.

Outros benefícios emocionais – equilíbrio emocional e psicossocial.

6 – Desenvolvimento pessoal

O treinamento do Kung Fu desenvolve no praticante uma série de virtudes beneficiando positivamente tanto a nossa vida pessoal quanto nossa vida profissional, como por exemplo:

Disciplina – Tem a ver com respeito, obediência, postura, aceitação, compreensão e aperfeiçoamento, aspectos tão necessários em toda nossa vida.

Paciência – Tem a ver com superar a ansiedade e suportar contrariedades, incômodos e dificuldades com calma, tranquilidade e resignação, qualidades tão necessárias nos dias atuais.

Perseverança – Tem a ver com determinação, compromisso e dedicação, que são qualidades necessárias para qualquer pessoa que deseja ser bem-sucedidas.

Tolerância – Tem a ver com “suportar” ou “aceitar” algo que você não quer, e que não pode impedir. Que são aspectos muito importantes tanto no convívio social quanto no profissional.

7 – Defesa pessoal

O Kung Fu aguça nossos sentidos e desenvolve nossa sensibilidade, com isso, podemos perceber as modificações do meio externo ou interno e reagir de maneira adequada de acordo com o momento ou situação, ou seja, podemos nos antecipar nos prevenindo algo de ruim que poderia nos acontecer. Em último caso, ainda nos permite dar um bom soco ou um bom chute nos livrando do problema.

Conclusão, o Kung Fu, além de proporcionar todos os benefícios dos esportes coletivos e individuais é uma arte marcial maravilhosa que podemos usar como defesa pessoal.

Grão-Mestre Gabriel Amorim

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *