Meditação e Movimento

Em qualquer atividade física, concentração, foco e pensamentos devem interagir para um melhor resultado. Nas artes marciais, principalmente as orientais meditar acaba por ser quase um requisito para a evolução.


A meditação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.
Sua origem é muito antiga, remontando as tradições orientais, mas o termo também se refere a práticas adotadas por alguns caminhos espirituais ou religiões, como o budismo e cristianismo, entre outras.


Voltando as artes marciais chinesas, existem estilos ou vertentes que utilizam a meditação de várias maneiras.

Tai Chi Chuan
Também conhecida como “meditação em movimento”, propõe ao praticante um estado de relaxamento e concentração para que mesmo em movimento haja um estado de plenitude e meditação, uma ligação do externo com o interno. O Tai Chi chuan também é uma arte marcial, então, o entendimento dos golpes também faz parte do estado meditativo.

Chi kung ou Qi Gong
Uma disciplina voltada para o entendimento e domínio do Chi ( energia que permeia tudo que existe). Na cultura chinesa a prática do Chi Kung é usada para fins medicinais e terapêuticos, marciais e meditativos.

A Ioga
De origem indiana, tem um foco inicial em meditação, mas existem práticas poderosas de fortalecimento físico mental ligadas a diferentes modalidades de Ioga.

Existem muitas outras práticas e disciplinas voltadas a meditação, não citadas aqui, mas de equivalente benefício.

Na vida moderna o corre corre do dia a dia nos impede muitas vezes de termos pensamentos e momentos instrospectivos voltados ao nosso desenvolvimento.


Para meditar, pare, relaxe , respire, pense e sinta. Para ver a si mesmo não é preciso espelho, basta sentir.

Mestre Antonio Carlos

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *