Armas do Kung Fu

Quando falamos em Kung Fu é impossível não falar sobre as armas utilizadas pelos praticantes, pois essa arte marcial é uma das que se utiliza da mais variada quantidade de armas.
A arma inicial de um praticante é o seu próprio corpo, dividido em três potenciais conhecidos como “três facas”: mãos, pés e arremessos, saindo desta base e executando combinações das mesmas.
A partir daí temos as armas com algumas divisões mais conhecidas:
Armas curtas, armas longas, armas especiais, duplas e articuladas sendo que em muitos casos as armas duplas e articuladas entram em especiais.
Existem basicamente 18 armas principais, mas são catalogadas mais de 400 tipos diferentes.
Falaremos agora das consideradas as 4 armas básicas em muitos estilos e escolas, bastão, facão, lança e espada.

Bastão – Gun
A arma mais versátil e maleável das artes marciais chinesas, destaca-se por sua simplicidade e poder na utilização, é a arma do mitológico “rei macaco” presente em muitas histórias e lendas da cultura chinesa.

Facão – Dao ou Dao xu
A arma associada a força e determinação, conhecida como uma arma popular, pois era usada por desbravadores, agricultores e militares. Pode ser usada com escudo ou em duplicidade.

Lança – quiang
Além de trazer a versatilidade do bastão sua ponta perfurante a destaca como principal arma militar não só na cultura chinesa.
A lança é considerada a mãe das armas longas sendo que ao dominar o manuseio da lança, não terá dificuldades nas demais.

Espada – Jiang
A espada tem uma conotação de alta patente e nobreza no Kung Fu, sendo uma arma considerada mais aristocrática. Requer mais leveza e habilidade, pois sua movimentação muitas vezes é baseada na caligrafia chinesa. A espada é envolta em muitas culturas em um certo misticismo, pois pode representar a cruz, a coluna ombros e cabeça do ser humano.

Todas as armas sem exceção são consideradas parte essencial do aprendizado no Kung Fu, pois oferecem oportunidades de aprimorar e aprender movimentos e golpes aos quais seriam impossíveis com as mãos nuas.

Mestre Antonio Carlos

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *