Saiba discernir o momento para ter amizade com seu mestre

Estes dizeres significam muito para as artes marciais e podem servir de aprendizado para qualquer relação aluno/professor, seja em academia, curso ou escola.


Geralmente você admira e desenvolve grande apreço pelo seu professor, instrutor ou mestre em uma atividade física ou arte marcial. Contar com sua amizade é algo que pode ser de grande valor. Mas é aí que muitas pessoas confundem as coisas e podem estragar uma relação frágil, que pode levar anos para ser construída e facilmente pode ser abalada, tanto do lado do professor quanto do lado do aluno.


As palavras a seguir podem ser duras e não são uma regra, meu mestre costumava dizer que a maior qualidade nestes casos é a sua SENSIBILIDADE em tratar com as pessoas. O seu mestre não é seu colega, ele não vai tomar uma com você, ele vai te corrigir e te repreender no treino ou devido ao seu comportamento. Claro que esta relação também exige a postura profissional do mestre ou professor, tudo é um aprendizado também para ele, pode ser que seu professor já tenha errado neste quesito com outro aluno, é até melhor, porque ele não repetirá o mesmo erro com você. De sua parte, você deve entender o conceito, pois em momentos de descontração, durante uma viagem ou até uma festa da escola a postura do seu professor pode ser mais “aberta”, e ao adentrar o Guan ( local de treino), no decorrer do treino a coisa muda de figura.


Existe uma relação entre mestre e discípulo que com o tempo é flexibilizada, existe um tratamento ao discípulo iniciante e outra ao discípulo de 20 anos. A responsabilidade do discípulo antigo é maior ainda, pois os outros irão olhar como você se porta com o mestre para então repetir as suas ações. Esta talvez seja uma das relações mais difíceis do treinamento de artes marciais, entender o momento para que sua amizade com o seu professor seja cultivada junto com o conhecimento que você recebe, a relação que exige respeito e disciplina bilateral.

Mestre Antonio Carlos

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *