Foi-se o tempo em que corpo e mente eram vistos de forma separada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado em que se conquista completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, não é somente a ausência de doenças, como se acreditava antigamente.
Com base nisso, as pessoas passaram a dar mais importância para ações e atitudes que promovem qualidade de vida e contemplam a saúde de forma ampla, como recomenda a OMS. Elas começaram a cultivar hábitos saudáveis como praticar atividades físicas e alimentar-se melhor.
Se você é uma dessas pessoas e está em busca do equilíbrio do corpo e da mente, não deixe de ler este post! Preparamos um verdadeiro manual sobre o assunto.
O que significa o equilíbrio do corpo e da mente?
Atualmente, com rotina corrida e diversos desafios, é possível manter o equilíbrio do corpo e da mente? A resposta é simples, mas nem sempre fácil de alcançar. Com tanta tensão, a pessoas podem acabar descuidando da saúde e deixarem a qualidade de vida em segundo plano.
Por esse motivo, elas experimentam consequências desagradáveis como o aparecimento de doenças — físicas e emocionais —, insatisfação, tristeza etc. Isso acontece porque o corpo está em desequilíbrio.
E, mesmo que o indivíduo esteja com a saúde física em dia, se seus pensamentos emanam uma energia nociva, o corpo em algum momento padecerá também.
Desse modo, não adianta focar em cuidados para o corpo físico e deixar de lado a saúde da mente e também do espírito. É preciso trabalhar para que todos esses aspectos sejam satisfeitos. Para entender o equilíbrio do corpo e da mente, vamos analisar cada um.
Corpo
Um dos pilares para ter uma vida saudável é cuidar do corpo, e isso requer algumas atitudes. Para não adoecer, o organismo necessita de uma alimentação equilibrada, composta dos nutrientes necessários para uma boa saúde.
Manter a saúde física requer mudanças de hábitos, como sair do sedentarismo — incorporando na rotina exercícios — e evitando alimentos que prejudicando tanto o funcionamento do corpo como da mente.
Da mesma forma, é imprescindível movimentar-se. Pessoas sedentárias são mais propensas à obesidade, problemas do coração e outras enfermidades que se desenvolvem por falta de atividade física.
Para isso, você pode escolher caminhar, correr, jogar futebol, praticar Kung Fu ou fazer qualquer outro exercício que possibilite o movimento corporal, levando a um gasto de energia. O que não pode é ficar parado.
Mente
Além de cuidar do corpo, oferecendo alimentos de qualidade e apropriados para uma boa saúde, é preciso cuidar da mente. Ninguém pode ter qualidade de vida se não estiver mentalmente bem.
De que adianta seguir uma dieta equilibrada e viver na academia se os pensamentos negativos são mantidos? Assim como você cuida da saúde física, deve cuidar da mental, cultivando bons sentimentos e praticando atividades relaxantes.
Uma pessoa consegue ter qualidade de vida quando se preocupa em atender às necessidades de ambos os aspectos: físico e mental. E esse equilíbrio significa que o indivíduo finalmente compreendeu que é preciso ter uma visão integral da vida, assim como sugere a Medicina Tradicional Chinesa.
Por fim, é importante saber que ter saúde mental é administrar bem as diversas emoções que todos possuímos. É criar mecanismos com o intuito de gerar felicidade e bem-estar.
Vale ressaltar também que, ao procurar uma atividade física, escolher aquelas que têm como premissa trabalhar não só o corpo, mas também a mente. É o caso do Kung Fu, que jamais será praticado tendo como foco apenas o aspecto físico.
Os praticantes desta arte marcial condicionam a mente ao mesmo tempo que treinam. Isso acontece porque os princípios do Kung Fu estimulam o praticante a se manter disciplinado, além de trabalhar o foco e a concentração.
Quais os sinais de que há um desequilíbrio?
Muitas vezes, o corpo utiliza as emoções para expressar seu estado. Por meio do riso, das lágrimas, das dores, suores, tremores, palidez e até mesmo desarranjo intestinal, ele sinaliza se está bem ou não.
É muito importante ficar de olho nesses sinais e buscar ajuda para reverter a situação. Além das sensações citadas, o desequilíbrio entre mente e corpo pode se mostrar por meio de uma ansiedade, ou da baixa autoestima e até mesmo desenvolvendo um quadro de depressão.
Baixa autoestima
Um dos estados que revelam falta de equilíbrio entre a saúde física e mental é a baixa autoestima. Quando isso acontece, a pessoa começa a se sentir triste e insegura. Ela deixa de acreditar que tem valor e enxerga o mundo como uma constante ameaça.
Geralmente, quem tem baixa autoestima não está preocupado em cuidar de si mesmo. Ela negligencia a saúde por acreditar que não é suficientemente forte ou capaz de ser uma pessoa plena.
Quando alguém apresenta este quadro, fica claro o desequilíbrio entre corpo e mente. Entre outras coisas, a baixa autoestima pode levar a outros problemas mentais e emocionais, como:
- depressão;
- compulsão alimentar;
- irritabilidade;
- insônia;
- estresse.
Ansiedade
Talvez você não saiba, mas a ansiedade é uma reação comum. Todos os indivíduos experimentam essa sensação no dia a dia. Alguns exemplos que fazem qualquer um ficar ansioso são: falar em público, exames de saúde, provas importantes, entrevistas de emprego etc.
Entretanto, algumas pessoas podem sentir de forma mais intensa e com mais frequência. Nesses casos, a ansiedade se torna patológica, gerando desequilíbrio físico, mental e emocional.
A seguir, veja quando essa sensação merece atenção:
- ver perigo em tudo;
- apresentar alterações de sono;
- recorrer à geladeira sempre que houver preocupação;
- não conseguir falar em público;
- estar sempre preocupado;
- viver com tensão muscular;
- estar sempre à beira de um ataque de nervos;
- ter problemas digestivos com frequência.
Depressão
A depressão é um transtorno mental que atinge diversas pessoas em todo o mundo. De acordo com a OMS, ela afeta mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo. Além disso, ela é mais comum em mulheres.
Assim como a baixa autoestima e a ansiedade, a depressão caracteriza um desequilíbrio orgânico e emocional. Por este motivo, ao menor sinal de seus sintomas, é importância buscar ajuda quanto antes.
A seguir, listamos alguns sinalizadores de que uma pessoa pode estar deprimida.
- alteração de humor;
- sentimentos como tristeza, desânimo e indiferença;
- desinteresse por tudo, inclusive por coisas prazerosas;
- mudança de apetite;
- problemas para dormir;
- falta de concentração;
- cansaço excessivo;
- pensamentos negativos; e
- perda ou ganho de peso.
Obesidade
O ganho excessivo de peso representa falta de equilíbrio entre o corpo e a mente e suas consequências levam a problemas tanto físicos quanto emocionais.
Basicamente, a obesidade ocorre quando a ingestão de calorias é maior que o gasto de energia correspondente. Isso acaba gerando acúmulo de gordura no corpo, levando a doenças como diabetes, hipertensão, artrite, apneia, derrame etc.
A grande questão é que a obesidade pode ser causada por diversos fatores. O que leva uma pessoa a comer tanto, a ponto de se tornar obesa? Existem muitos fatores que podem motivar isso.
Ela pode ser consequência de alterações genéticas, hormonais, ambientais e até mesmo psicológicas. Inclusive, as perturbações psíquicas têm um papel bastante relevante na formação da obesidade. Para reverter a situações e encontrar o equilíbrio não só com a balança, mas também com a saúde emocional e psicológica, algumas medidas são essenciais. Veja quais são:
- reeducação alimentar com baixo valor calórico;
- prática de atividade física;
- atendimento psicológico.
Quais os benefícios de equilibrar o corpo e a mente?
Como já mencionamos, a saúde mental é tão importante quanto a física. Quando uma não vai bem, a outra também é afetada. Por isso, não adianta fazer exercícios e ter uma dieta saudável se você não controla as emoções e negligencia a saúde da mente.
O organismo humano precisa funcionar de maneira plena, ou seja, o corpo e mente devem estar equilibrados em um fluxo vibracional saudável. E, quando isso acontece, o indivíduo experimenta benefícios como que você pode ver a seguir:
Maior motivação e produtividade
Com a mente sadia e equilibrada, as preocupações causadas pelo estresse e pela ansiedade não têm espaço. Com esta leveza, sobra mais tempo para pensar e se dedicar aos objetivos pessoais e profissionais.
Com corpo e mente em equilíbrio, não há perda de vigor com doenças e desequilíbrios emocionais. Com o fluxo de energia em harmonia, as chances de desenvolver patologias são menores e a capacidade de ser mais otimista, proativo e determinado é maior.
Isso eleva a motivação e faz com que os resultados sejam cada vez mais significativos em todos os setores da vida. Com isso, o indivíduo trabalha com mais entusiasmo, passa mais tempo com as pessoas que ama e a cuida mais de si mesmo. Harmonia é a palavra-chave!
Controle da ansiedade
Se uma pessoal é física e mentalmente saudável, ela tem controle sobre as situações que causam ansiedade excessiva.
Muitas das vezes, sintomas como taquicardia, insônia e falta de apetite são causados por fatores físicos e emocionais. E, quando eles cessam, os motivadores que acionam os quadros de transtorno de ansiedade desaparecem.
Por este motivo, uma pessoa que vive em equilíbrio não só vence a ansiedade, mas também a tensão do dia a dia, já que consegue diminuir o estresse por meio da prática de atividades física e exercícios relaxantes como o Kung Fu, por exemplo.
Menor risco de doenças
Obviamente, os cuidados com o corpo e com a mente reduzem o risco de doenças. A partir do momento que se incorpora hábitos saudáveis, o organismo reage com mais saúde.
Quem adota esse estilo de vida alimenta-se melhor, movimenta-se e experimenta as melhores sensações da vida: lazer com os amigos, passeios, a prática de um hobby etc. Essas ações, além de proporcionar bem-estar, previnem diversas doenças ligadas ao estresse e à distúrbios psicológicos, como:
- transtornos alimentares;
- asma;
- doenças cardiovasculares;
- diabetes;
- envelhecimento precoce;
- dores de cabeça;
- prisão de ventre;
- Alzheimer;
- dentre outras.
Prevenção da depressão
Nos dias atuais, estresse, depressão e ansiedade são bastante associados à vida moderna. Por esse motivo, aumentaram os estudos sobre esses temas e, a cada, fica mais evidente que bom humor, sentimento de esperança, otimismo e até mesmo a fé, fazem bem para a saúde.
Inclusive, esses estados influenciam de maneira positiva na prevenção de doenças, de uma gripe a patologias mais sérias como depressão e câncer.
Desse modo, além de incentivar os cuidados com o corpo, alguns médicos de hoje aconselham a prática de atividades meditativas e terapias holísticas como auxiliares no tratamento das mais diversas doenças.
A depressão, considerada um dos males do século, é o resultado de uma vida em desequilíbrio. Uma pessoa deprimida está, em algum grau, fora do fluxo vibracional e isso se reflete em estados depressivos, sentimentos de tristeza, insatisfação etc.
Da mesma forma, uma pessoa que está em harmonia física e mental, diminui os riscos de desenvolver a doença, já que está no fluxo e, quando isso acontece, a vida se expressa da melhor forma possível.
Como conseguir o equilíbrio do corpo e da mente?
Alcançar o equilíbrio do corpo e da mente é necessário para uma vida saudável e mais feliz. Mas não é nada fácil, principalmente no contexto em que a sociedade atual vive: rotina atribulada, cheia de compromissos e tensões causadas pelos mais diversos motivos.
Para entrar em harmonia e usufruir da existência o que ela tem melhor, é preciso investir tempo e motivação em uma mudança de comportamento. Resumindo: é necessário abandonar os velhos hábitos e incorporar hábitos saudáveis que possibilitem viver com mais qualidade e no fluxo natural da vida.
A seguir, veja o que pode ajudar a encontrar o equilíbrio físico e mental que você procura.
Meditação
Hoje em dia, muito tem se falado nos benefícios da meditação e a cada dia, mais pessoas têm comprovado o poder desta prática. Meditar é estar presente, em consciência. Ela consiste em esvaziar a mente e deixar os pensamentos de lado, possibilitando viver apenas o aqui e agora.
Algo interessante sobre esta prática milenar é que seus benefícios estão relacionados tanto à saúde física quanto mental do indivíduo. Desse modo, quando alguém a incorpora na rotina, está caminhando para encontrar a harmonia integral do ser.
Dentre as vantagens mais comuns da meditação, podemos citar:
- combate a depressão e a ansiedade;
- melhora o sono;
- diminui o estresse;
- desenvolve a consciência;
- estimula a memória;
- Favorece a concentração;
- aumenta a produtividade;
- fortalece o sistema imunológico;
- tem ação analgésica e anti-inflamatória.
Para começar a meditar, tenha em mente que é necessário foco e determinação. Apesar de ser simples, lidar com a enxurrada de pensamentos que temos e manter o foco na respiração, por exemplo, pode ser bastante complexo.
Sendo assim, busque orientações com quem entende do assunto. Se for possível, faça parte de grupos de meditação e não desista. Quando você criar o hábito de sentar e focar na respiração, perceberá como vale a pena.
Tai Chi Chuan
Assim como a meditação, o Tai Chi Chuan é muito útil na conquista de bem-estar físico e mental. Trata-se de uma antiga técnica chinesa que visa a integração do corpo e da mente por completo, por meio de movimentos sutis e equilibrados.
Apesar de focar em um estilo suave, diferente da tensão muscular e agilidade característica das outras artes marciais, o Tai Chi Chuan é muito praticado, inclusive por praticantes de outros tipos de lutas.
A ideia é encontrar relaxamento e harmonia mental, que são fundamentais para a concentração e para conseguir um maior desempenho.
Algumas vantagens de fazer esta arte marcial são: maior flexibilidade, melhora da postura, aprimoramento da memória e redução do estresse.
Alimentação mais saudável
Outra questão importante na busca pelo equilíbrio do corpo e da mente é a alimentação. É fundamental alimentar-se bem. O cardápio deve ser composto por alimentos saudáveis e a moderação ser uma regra.
De forma alguma faça dietas restritivas. Apenas se reeduque e escolha refeições que ofereçam ao corpo o suporte nutricional que ele precisa. Beba muita água e fuja de produtos industrializados e muito gordurosos.
Qualidade do sono
Durma e quando fizer isso, faça com qualidade. O sono é vital para o organismo. Na verdade, é quando o indivíduo dorme que seu corpo se recupera para o dia seguinte, reforçando a imunidade, neutralizando os radicais livres, renovando as células etc.
Quando uma pessoa não consegue dormir bem, sente-se cansada e irritada, já que o organismo não teve tempo e condições de se restabelecer.
Muitos fatores podem levar um indivíduo a ter distúrbios de sono. Alimentação, prática de exercícios, vícios, medicamentos e estresse são alguns deles. A boa notícia é que a maioria pode ser combatida com a mudança de hábitos.
Algumas dicas que separamos para ajudar você a ter uma boa noite de sono, são:
- medite antes de dormir;
- antes de dormir, dê preferência à proteína magra e alimentos ricos em magnésio como uva, grãos, banana, nozes, amendoim, peixes, pão, beterraba etc;
- tome um banho quente;
- deixe o celular de lado;
- sinta o cheiro de lavanda;
- leia um bom livro;
- faça exercícios físicos.
Esportes e atividades físicas
A busca por um bom condicionamento físico também é uma forte aliada da saúde física e emocional. Sem contar que não é segredo para ninguém que fazer atividades físicas melhora a qualidade de vida.
Seja qual for a modalidade de exercícios que você escolha — prática de esportes, artes marciais, dança, caminhada, corrida etc — o importante é fugir do sedentarismo e movimentar-se.
Dentre os benefícios mais comuns das atividades físicas, podemos citar:
- aumenta a autoestima;
- melhora a flexibilidade;
- diminui os níveis de estresse e ansiedade;
- fortalece a musculatura;
- desenvolve a consciência corporal;
- afasta os pensamentos negativos;
- previne doenças cardiovasculares;
- afasta a insônia;
- promove a perda de peso;
- beneficia o convício social.
Além dos ganhos para o corpo, a atividade física promove reações cerebrais que evitam o aparecimento de doenças e são fundamentais para a conquista de uma vida saudável.
É o caso da dopamina, que está associada à atenção, motivação, memória, sono, humor e aprendizagem. Ao se exercitar, o cérebro aumenta a produção desse hormônio, assim como da serotonina, adrenalina, noradrenalina e acetilcolina.
Para entender melhor como elas atuam, basta saber que a serotonina regula as emoções, a adrenalina e a noradrenalina aceleram o metabolismo e a acetilcolina atua como vasodilatador.
Por fim, a prática de atividades físicas melhora a função cognitiva, que está ligada à aos processos de informação que se relacionam ao raciocínio, vigilância, tomada de decisão, resolução de problemas, memória etc.
Como a prática do Kung Fu pode auxiliar?
Além de ser uma ótima técnica de defesa pessoal, o Kung Fu também é um meio eficaz para alcançar o equilíbrio do corpo e da mente. Na verdade, esse é um dos objetivos da arte marcial que tem na força mental um dos seus principais atributos.
Seus benefícios buscam o crescimento mental e pessoal do atleta. Em conjunto com outras técnicas, o praticante é estimulado aprender sobre disciplina, organização do tempo, foco, tranquilidade, inclusão social, dentre outras coisas.
A prática de kung Fu oferece ao aluno ganhos para o corpo e para a mente, como você pode ver a seguir:
Benefícios físicos do Kung Fu
- fortalece a musculatura e os ossos;
- controla o colesterol e a pressão arterial;
- promove a perda de peso;
- possibilita ganho de resistência;
- aumenta a força;
- dá mais velocidade aos movimentos;
- proporciona mais flexibilidade;
- melhora a mobilidade articular;
- dentre outras coisas.
Como você pode notar, o corpo se beneficia bastante com a prática desta arte marcial, principalmente a longo prazo. O praticante que se dedica aos treinos há mais tempo, possui ossos e articulações mais fortes e menor risco de desenvolver doenças como osteoporose na velhice.
Benefícios mentais do Kung Fu
Apesar das artes marciais serem bastante conhecidas por estimular a força, potencializando as vantagens físicas, elas também possuem atributos mentais. Inclusive, em muitos casos, os benefícios mentais são mais importantes que os físicos.
Veja alguns deles:
- aumenta a autoestima e a consciência corporal;
- proporciona serenidade;
- desenvolve o autoconhecimento;
- ajuda a alcançar o equilíbrio físico e mental;
- combate a depressão;
- diminui os níveis de estresse;
- favorece o bem-estar;
- desenvolve o controle emocional;
- dentre outras coisas.
Percebeu como o equilíbrio do corpo e da mente é possível? Seja por meio do kung Fu ou de outra atividade física aliada a alguma prática relaxante — como a meditação e o Tai Chi Chuan — e outros hábitos saudáveis, é possível viver atingir a harmonia e viver com qualidade.
E então, gostou deste post? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Com ela, você receberá nossas atualizações diretamente em seu e-mail!
Adorei seu post muito obrigado, uma grande ajuda este material.
https://www.clinicasvidanova.com.br
Olá gostei do seu post bem explicado, essas informações tem me ajudado muito vou seguir seu blog, quero te apresentar a Jarra é um purificador de água portátil que transforma água comum em água alcalina acesse o link e aproveite: http://cutt.ly/jy3DDsv
Ótimas informações! Nesse momento precisamos de dicas para nos cuidar muito mais!
Oi quero lhe parabenizar você pelo seu artigo escrito, sou a Roberta de Oliveira e gostei muito do seu site, vou acompanhar o seus artigos.
Sou a Bruna de Souza, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Gente isso funciona mesmo 🙂
Oi, tudo bem ? gostei do seu site ! sempre que puder
voltarei aqui para acompanhar suas publicações. Parabéns !
Obrigado pelo retorno.
Olá, achei interessante sua puplicação e gostaria de ver se é pertinente colocar neste site:
http://www.planosdesaudehdm.com.br
Um abraço.
Sempre que posso passo aqui nas suas publicações,
conteúdo muito bom e direto. Parabéns !! abraços de toda
a equipe do http://www.fatosefatos.com