Saiba mais sobre a mitologia na cultura chinesa

Toda cultura possui suas lendas, seu conjunto de heróis que percorrem gerações e servem para, de alguma maneira, enaltecer o valor daquele povo.

A mitologia é justamente o estudo de mitos, lendas e como eles podem ser interpretados dentro da cultura em que surgiram. Em geral, são narrativas que, de maneira simbólica, explicam o que se pretende a respeito do povo em questão.

Milenar e bastante complexa para a visão ocidental, a mitologia chinesa surge a partir da mistura de fatos históricos e lendas. Quer saber sobre o assunto? Então siga conosco e conheça alguns mitos!

1. O Guerreiro Sagrado

Em Jingzhou, província de Hubei, existe uma suntuosa estátua de 58 metros de altura e 1.320 toneladas bem no meio do parque Guan Yu. Essa estátua homenageia Kwan Kung, o general Guan Yu, um dos maiores guerreiros da China Antiga, transformado em um deus.

Guan Yu foi um dos maiores guerreiros da China antiga, aliando força a lealdade. Por isso é tido como um guerreiro sagrado. Sua história pode ser encontrar no Romance dos três Reinos. Segundo a lenda, Guan Yiu, leal e justo, após sua morte, encarna as virtudes pelas quais viveu.

2. O Rei Humanitário

Liu Bei, juntamente a Zhang Fei e Guan Yu, foi um dos 3 irmãos do pomar de pêssego. Um governante reconhecidamente bondoso que viveu entre 161 e 223 d.c.

Reconhecido pela benevolência em suas atitudes e o caráter íntegro, Liu Bei foi amado pelo seu povo, tendo sido capaz de superar as maiores dificuldades para salvar os inocentes nos mais diferentes conflitos de seu tempo.

Liu Bei representa o melhor em um líder, pois mesmo encontrando vários desafios nas batalhas, como recursos escassos, suas escolhas de bons conselheiros e boas táticas lhe renderam suas maiores vitórias. Ele representa a lealdade, moralidade e harmonia social.

3. A Dama de Yue

A lenda da dama de Yue descreve a essência da teoria das Artes Marciais Chinesas. Trata-se de um pequeno texto, tido como a descrição mais velha na história chinesa, que apresenta uma espécie de fórmula para a teoria de prática das artes marciais. Nela, a dama da floresta do sul durante o reinado do Rei Goujian (entre 496 a.C. – 132 a.C.) é a protagonista.

A lenda diz que o Rei Goujian queria lançar uma guerra de vingança contra o Estado de Qu, e, para isso, buscou o melhor treinador para seu exército, a dama da floresta do sul, habilidosa em luta de espadas. O Rei então chamou a dama que, na história, conta sua jornada até o seu destino.

É assim que a lenda valoriza a prática visando o desenvolvimento de habilidades, discutindo a respeito de métodos e filosofias.

Impressionado com as respostas, o rei deu à mulher o título de “Dama de Yue”, e a apontou para treinar seus melhores oficiais, para que pudessem instruir seu exército em seguida. Seu sistema de combate com espadas se tornou amplamente conhecido como “O Sistema de Espada da Dama de Yue”.

4. A guerreira mais famosa da China

Sendo uma das personagens mais reconhecidas da mitologia chinesa, Hua Mulan é a heroína que, fazendo-se passar por um guerreiro homem, passa a integrar um exército exclusivamente masculino.

A lenda conta a história da filha de Huan Hu que, acreditando que devido à idade avançada seu pai não sobreviveria à guerra a qual fora recrutado, decidiu usar sua armadura de soldado e se alistar nas tropas como “filho” dele. Nas batalhas, Mulan carrega a espada de seus ancestrais, com a qual luta por quase doze anos, adquirindo prestígio entre os companheiros.

Diferentemente de outros soldados, Hua Mulan não teria procurado a guerra em busca de mérito, fama ou façanhas militares. Sua busca era cumprir o “dever” de seu pai, servindo o país com fidelidade. Por isso, na cultura chinesa, Mulan é sinônimo de bondade, coragem, determinação, perseverança e modéstia.

5. A origem do Tai Chi Chuan

Zhang Sanfeng foi um monge taoista chinês considerado imortal. Tudo o que se sabe sobre ele tem caráter mítico, como da criação do Tai Chi Chuan.

De acordo com a lenda, ao testemunhar uma briga envolvendo uma serpente e um pardal, San Feng decidiu criar um estilo de Kung Fu diferenciado. A cobra movia-se de maneira flexível com precisão, evitando os ataques da ave, enquanto o pássaro aliava ataques precisos a esquivas eficientes quando a cobra tentava mordê-lo. No final, ninguém ganhou e cada animal teria ido para um lado diferente.

Segundo a lenda, Zhang se inspirou na forma como os animais se movimentavam, coordenando cada movimento, fosse ele lento ou rápido. Isso teria inspirado a criação do conceito de Tai Chi, em relação a equilibrar a energia e cultivá-la.

6. O Imperador Amarelo

Huang Di foi o líder dos chamados 5 imperadores chineses, sendo considerado o fundador da nação ao lado de seu sucessor, o imperador Yan.

De acordo com a lenda, a China teria sido fundada há mais de 5 mil anos por Huang Di, um homem dotado de sabedoria e que possuía talentos divinos. A ele é atribuído o estabelecimento dos fundamentos do taoismo, filosofia na qual o homem é tido como o elo entre o céu e a terra

Venceu a famosa Batalha de Banquan, tendo derrotado também Xing Tian, o maior general do Imperador das Chamas. Além do taoismo, atribui-se a ele a invenção dos veículos na China, a escrita, a medicina, entre outros…

7. O Ano Novo chinês

A lenda do ano novo chinês é muito interessante. Segundo ela, Nian, o ano, estaria sempre controlando o seu desejo de devorar pessoas, abrindo uma exceção apenas no período de ano novo. Por isso, nesse período, os cidadãos abandonavam suas casas, fugindo do monstro.

Um dia, um mendigo teria pedido abrigo para uma mulher, se dizendo capaz de expulsar Nian para sempre, caso ela lhe desse resguardo. Dessa forma, quando Nian chegou à cidade, viu uma casa vermelha cheia de fogueiras. Dela saiu o mendigo vestido de vermelho e cercado por fogo. Isso o assustou e ele fugiu.

A história justifica que nas festas de réveillon os chineses acendam fogueiras e soltem fogos, além de enfeitar suas casas na cor vermelha.

Essas são algumas das lendas mais interessantes da China. Além das apresentadas, existem outras tão importantes quanto, capazes de revelar um pouco mais sobre a cultura e a tradição chinesas.

Gostou do texto sobre mitologia chinesa? Então conheça também algumas tradições da cultura chinesa.

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *