Qual melhor horário para treinar?

Você é o tipo de pessoa que gosta de começar o dia na academia? Ou prefere se exercitar à noite, gastando bastante sua energia para aproveitar boa noite de sono causada pelo cansaço?


A maioria das pessoas escolhe o horário de acordo com a rotina que tem disponível, ou seja, quem trabalha cedo só tem tempo disponível para ir no final do dia ou a noite, quem entra mais tarde pode ter a vantagem de escolher qual momento é mais adequado. Já quem tem uma rotina mais calma ou trabalha em casa pode preferir trocar os horários segundo a agenda do dia. Mas será que existe um horário adequado para se exercitar?


Alguns estudos dizem que o melhor horário para treinar é o horário matinal, pois contribui na perda de peso e melhora os níveis de energia. Porém todos os horários podem ter vantagens e desvantagens, o ideal além de adaptar a sua rotina é o autoconhecimento.


Treinos matinais podem até serem considerados melhores pela ciência, mas geralmente é um horário menos frequentado, pois a maioria já trabalha ou estuda neste horário, pode ser uma vantagem a academia mais vazia ou não, depende do ponto de vista.
No horário matinal é maior a produção do cortisol, conhecido como hormônio de stress, que pode acarretar em acúmulo de gordura e perda de massa muscular. Ao meio-dia, geralmente hora do almoço, tende a ser uma opção para quem trabalha em empresa e tem flexibilidade no horário do almoço, porém o ideal é se alimentar após a atividade física, caso seja necessário se alimentar antes, que seja leve e de 30 a 45 minutos antes do treino. A prática esportiva no fim do dia tem seu lado positivo pois de acordo com estudos variados a temperatura do corpo atinge um pico no fim da tarde. Isso resulta em aumento da força muscular e resistência cardiovascular, permitindo maior intensidade, a ainda há uma maior vantagem, pois, a frequência cardíaca e a pressão arterial estão mais altas permitindo que o tempo de reação do corpo seja mais rápido. Também é mais fácil para o corpo sintetizar proteína usada para a reparação muscular em treinos a tarde ou a noite.

Os horários da tarde e da noite podem esbarrar no problema de ser um horário mais procurado e, portanto, mais lotado, acarretando aparelhos ou equipamentos ocupados exigindo revezamento ou menos espaço na prática de técnicas ou exercícios. Porém, sempre existe um ponto de vista válido pois há quem necessite de energia coletiva e mais pessoas treinando para que ele mesmo se anime a treinar. O cansaço também pode ser um empecilho, no fim do dia a mente e o corpo estão mais cansados, o que pode diminuir a força de vontade e o ritmo de treino, além de várias pessoas terem obrigações familiares ou religiosas nestes horários.


Concluímos então que diante das vantagens e desvantagens de cada horário, manhã, tarde e noite pode ser difícil escolher um. O ideal é que você, dentro de sua disponibilidade experimente alguns horários, visto que temos pessoas que funcionam bem em qualquer horário. Uma ou duas semanas é suficiente para colher os benefícios físicos mentais e emocionais e concluir qual seu melhor horário. Lembrando sempre que na atividade física, mais importante que o horário escolhido é a consistência, ou seja, uma rotina firme de pelo menos três vezes por semana.

 
Mestre Antônio Carlos.

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *