Entenda o que é terapia holística e quais os seus benefícios!

Você já deve ter escutado falar em terapias alternativas, principalmente no momento atual em que o estresse e os estados emocionais negativos tomaram proporções gigantescas.

Mas você sabe realmente o que é terapia holística e como ela pode ajudar as pessoas na obtenção da cura integral para seus problemas? É sobre esse assunto que vamos conversar neste post. Confira!

O que é terapia holística?

A terapia holística trabalha a saúde do ser humano de forma integral. Segundo seus princípios — que se baseiam, em sua maioria, na Medicina Tradicional Chinesa —, o indivíduo não deve ser visto de forma fragmentada.

Isso significa que, na busca pela restauração da saúde, o terapeuta deve perseguir as causas que levaram a pessoa a desenvolver um quadro patológico e não focar apenas nos seus sintomas.

Desde tempos remotos, os povos já utilizavam a visão integral do ser para equilibrar as energias e curar as doenças do corpo, da mente e do espírito. A Medicina Chinesa é uma das referências das terapias holísticas, já que ela se baseia no aspecto universal das coisas e na troca de energias.

Para os chineses, a doença surge do desequilíbrio da energia vital (Qi), que está presente em todos os seres vivos. Isso quer dizer que ela é um desequilíbrio energético, ou seja, a somatização de desarmonias que já existem no corpo emocional, mental ou espiritual do indivíduo.

É por isso que ela preconiza que a cura vem da pessoa que, ao alcançar o equilíbrio do corpo, possibilita que ele mesmo se restabeleça. Vale destacar que nem todas as terapias consideradas holísticas vêm da Medicina Chinesa, mas todas têm isso em comum: a prevenção das doenças por meio do equilíbrio energético.

O terapeuta holístico analisa e cuida dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais de cada pessoa, objetivando o contexto em que ela vive.

É importante ressaltar que esse profissional não é médico. Por isso, não pode emitir receitas, fazer diagnósticos e prescrever medicamentos. Trata-se de um terapeuta que, como qualquer outro, utiliza seus conhecimentos para ajudar o próximo, promovendo qualidade de vida em todos os aspectos.

Quais os principais tipos de terapia holística?

Agora que você sabe o que é a terapia holística e como ela funciona, conheça alguns exemplos de tratamentos que utilizam a visão holística da saúde.

Acupuntura

Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um conjunto de técnicas terapêuticas inspiradas na Medicina Chinesa. Ela busca a recuperação do organismo de forma integral por meio da normalização das funções em desequilíbrio, da indução de processos regenerativos, do fortalecimento do sistema imunológico, dentre outras coisas.

Basicamente, a técnica ajusta os canais energéticos do corpo na busca pelo equilíbrio de yin e yang. O interessante é que o diagnóstico é feito apenas após a análise de diferentes aspectos da vida do paciente e também de sinais físicos, como respiração, pulsação e, até mesmo, cor da pele e da língua.

Tai-Chi-Chuan

O Tai-Chi-Chuan é uma arte marcial que tem a finalidade de levar seu praticante a obter estados mentais tranquilos e utilizá-los na prevenção de doenças e na cura de desequilíbrios emocionais.

Isso quer dizer que ele é um grande aliado na prevenção de doenças, já que ajuda a equilibrar o corpo e a mente.

O esporte utiliza movimentos simples que não exigem habilidades especiais e podem ser feitos em qualquer lugar. Como toda atividade física, o Tai-Chi-Chuan melhora a saúde do coração, mas o que realmente chama atenção são seus efeitos positivos para a saúde, principalmente a emocional.

Chi Kung

Trata-se de uma prática terapêutica que combina movimentos suaves e respiração controlada, com o objetivo de alterar o fluxo de energia do indivíduo. Muito usada nas artes marciais chinesas, a técnica possibilita o armazenamento da energia vital (Qi), direcionando-a para:

  • a saúde;
  • a vitalidade e a longevidade; e
  • a expansão da mente

O Chi Kung utiliza os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, principalmente as teorias dos meridianos e os pontos de circulação do fluxo de energia. Desse modo, uma pessoa que pratica esses exercícios está atraindo mais saúde de acordo com esses princípios.

Kung Fu

Apesar de não ser uma terapia holística propriamente dita, o Kung Fu tem sido cada dia mais procurado como alternativa terapêutica. É que ele promove o desenvolvimento de uma mente límpida devido aos seus aspectos filosóficos originados no pensamento chinês.

De acordo com essa filosofia, corpo e mente agem simultaneamente. Por isso, a mente deve estar orientada de modo que alivie as tensões do corpo. Se isso for feito diariamente, o praticante tende a unir mente, corpo e espírito, ficando mais sereno, saudável e autoconfiante.

Sendo assim, além de promover benefícios para o corpo físico, o Kung Fu faz bem para a mente. Ele ajuda a diminuir o estresse, aumenta a segurança pessoal, colabora para o bem-estar e aumenta a autoestima do seu praticante.

É por isso que essa arte marcial é uma arte para o corpo e para a mente, perfeita para quem busca equilibrar ambos. Sem contar que ela ensina a ultrapassar as limitações, superando a si mesmo e dedicando-se ao máximo não só ao Kung Fu, mas a tudo na vida.

Quais são seus benefícios?

As diversas modalidades de terapias que se encaixam na visão holística da saúde têm uma vantagem em comum: promover o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. No entanto, as pessoas que experimentam os efeitos desses tratamentos acabam usufruindo de outros benefícios, a saber:

  • alívio do estresse;
  • sono saudável;
  • equilíbrio emocional;
  • prevenção da depressão;
  • controle da TPM;
  • aumento da autoestima;
  • redução de dores.

Com tantos benefícios e com a forte adesão nos dias de hoje, as terapias holísticas se tornaram uma opção no tratamento de doenças físicas e emocionais.

Com diversas técnicas e heranças valiosas, como o conhecimento dos povos orientais, elas permanecem auxiliando a medicina convencional e ajudando a cada dia mais pessoas a conquistar saúde e qualidade de vida.

E então, este post ajudou a descobrir o que é terapia holística? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Comments (3)

  1. Avatar

    Obrigado pela matera me ajudou muito, Realmente faz muito sentido par sentido.

  2. Avatar

    Aqui é a Odete Cristina , e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

    1. Mestre Gabriel

      Obrigado pelo retorno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *