Como fazer uma mudança de estilo de vida?

A mudança de estilo de vida é algo que sempre acontece conosco, algumas vezes sem querer e outras, quando achamos necessário. Por isso, precisamos estar preparados para qualquer uma delas, independentemente de qual seja.

O ser humano está sempre em constante transformação e o que estava bom ontem pode não estar mais hoje. Mesmo assim, insatisfeitos em algum aspecto da vida, muitos ainda adiam a mudança, seja por medo ou acomodação.

A tão falada zona de conforto pode não trazer maiores prejuízos no presente, mas, em longo prazo, ela pode ser nociva. Um exemplo disso é protelar os cuidados com a saúde, colocando-a em risco.

Outro dano causado pela acomodação é a estagnação. Com isso, os sonhos vão ficando para trás, à medida que as mudanças necessárias não ocorrem, fazendo com que a frustração tome conta.

A mudança de estilo de vida, antes de tudo, deve partir de dentro, já que ninguém pode fazer isso por você. Mas sabemos que tudo que nos tira do conforto pode ser muito difícil.

Para te ajudar nessa transformação, leia este post com as nossas orientações e saiba como é possível mudar o estilo de vida e, assim, ser mais feliz. Boa leitura!

Reflita sobre sua vida

Toda transformação começa a partir da necessidade da mudança. Portanto, se você sentir que precisa dar outro rumo para sua vida, seja em qualquer parte dela, pare e pense sobre o que te levou a essa decisão.

Reflita sobre o que vem acontecendo para que você possa definir melhor como fazer a mudança. Só assim você terá impulso para seguir firme e tomar um propósito para si.

Faça planos

É importante traçar objetivos claros e, para isso, faça um perfil de tudo o que você pretende conquistar com a mudança no estilo de vida. A partir daí, planeje cada passo que deverá seguir para alcançar os propósitos.

Sem planejamento fica mais difícil saber qual caminho tomar. Sendo assim, se você se perder, os percalços podem te fazer desistir de continuar.

Então, anote tudo o que você vai precisar, qual a sua estratégia e o qual o resultado que você pretende atingir. Assim, quando ficar confuso em alguma parte do trajeto, é só rever seus planos e voltar para a sua rota.

Comece a mudança de estilo de vida

Depois de decidir que deve mudar o seu estilo de vida, é hora de colocar isso em prática. Essa tomada de ação varia, pois algumas pessoas preferem mudar aos poucos, enquanto outras optam por mudanças drásticas.

Na sequência, trouxemos dicas de alguns aspectos da vida sobre os quais as pessoas mais sentem necessidade de mudança. Confira:

Satisfação profissional

O trabalho é uma parte significativa de nossa vida, portanto, é indispensável que estejamos satisfeitos com ele. Caso tenha algo que lhe incomode em sua vida profissional, comece a rever a possibilidade de mudar o que não te agrada.

Não ter estabilidade financeira, não gostar do ambiente de trabalho ou a profissão não te trazer prazer, ou seja qual for o motivo pelo qual você não se contenta mais com seu trabalho, reflita sobre o que pode fazer para melhorar e coloque em prática.

Bem-estar emocional

Muitas vezes, na correria do dia a dia, nos esquecemos de olhar para o nosso bem-estar emocional e deixamos nossos sentimentos de lado. Isso pode trazer um turbilhão de emoções, confundir a sua cabeça sobre o que não está satisfeito e tomar decisões erradas.

Sendo assim, procure olhar mais para si e para os seus sentimentos. Considere buscar ajuda profissional caso conclua que não consegue sozinho.

Corpo mais saudável

Um dos maiores motivos para mudança é a busca pela qualidade de vida. Isso porque muitas pessoas gostariam de ter mais saúde, bem-estar e um corpo mais bonito.

Para atingir esse objetivo, a seguir listamos três dicas essenciais:

1. Cuide da sua mente

Tirar um tempo para si e fazer o que gosta revigora os ânimos e alivia as tensões do cotidiano. Escolha algo para te distrair, procure passar mais tempo com a família e amigos ou ter algum hobby, como ler, cantar, viajar ou fazer artesanato, por exemplo.

Outra dica é se contemplar e aumentar sua autoestima. Portanto, procure relaxar, meditar e fazer atividades prazerosas e que te façam bem.

2. Alimente-se corretamente

Uma alimentação saudável assegura mais saúde e é o caminho para um corpo mais funcional e esbelto. Ela deve, além da função de nutrir o organismo, ser saborosa e trazer prazer ao comer. Portanto, dê mais atenção ao que consome.

Tenha uma dieta equilibrada com alimentos frescos, vegetais e proteínas magras. Além disso, evite os produtos industrializados, açúcar, refrigerantes, fast food e gorduras.

Para te auxiliar nesse processo, tenha um acompanhamento nutricional, pois o nutricionista vai elaborar um plano alimentar adequado às suas necessidades nutricionais e personalizado, de acordo com as suas preferências e com a sua rotina.

3. Pratique atividades físicas

Além de todos os benefícios que os exercícios físicos trazem — perda de gordura corporal, ganho de massa magra, resistência e melhora cardiovascular —, eles liberam substâncias capazes de dar sensação de prazer e bem-estar. Dessa forma, praticá-los regularmente faz com que você se sinta melhor em todos esses aspectos.

Existe uma infinidade de atividades físicas que você pode fazer. Por isso, procure pela que você mais gosta e que tenha mais vontade. Alguns exemplos são musculação, corrida, natação, futebol ou até mesmo artes marciais.

Não fique com receio e arrisque fazer alguma coisa que você sempre quis. Para isso, busque ajuda profissional e vá até uma academia para saber mais sobre o que deseja praticar.

Não tenha medo

Ter receio de passar por mudanças necessárias é absolutamente normal. Porém, esse medo não deve te impedir de enfrentá-las, pois, quando procrastinamos as transformações, os nossos sonhos e objetivos vão ficando cada vez mais distantes e parecendo inatingíveis.

A partir do momento em que você decidir tomar outros rumos e outras atitudes, pense no quanto a mudança é importante e encare-a.

Sempre há um momento em que paramos para refletir sobre a nossa vida e chegamos à conclusão de que a mudança é necessária. Mas, muitas vezes, ficamos somente no desejo e não corremos atrás de alcançá-lo.

Por isso, dê o primeiro passo para a mudança de estilo de vida e se encarregue de cumprir o seu propósito. Isso só te trará benefícios!

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre o nosso trabalho e as novidades? Então nos siga no Facebook e fique por dentro!

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Comments (4)

  1. Avatar

    Muito interessante esse site. Parabéns pelo conteúdo
    Um abraço

    1. Avatar

      Ficamos felizes que você gostou, Felipe! Não deixe de assinar nossa Newsletter para receber ainda mais conteúdo.

  2. Avatar

    Gostaria de saber o endereço da escola de vcs.
    Grato.
    Roberto

    1. Mestre Gabriel

      Roberto, você poderá encontra todos os nossos endereços aqui http://www.tskf.com.br/academias.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *