Quais são os estilos mais famosos de Kung Fu?

De origem pré-histórica, o Kung Fu surgiu da necessidade dos chineses de defender seus territórios de povos inimigos e até de animais. Nesses mais de 5.000 anos de existência, o wushu (arte de guerra) ou Kung Fu (nome que ficou conhecido no ocidente) foi influenciado e aprimorado pelas tribos espalhadas pelo vasto território chinês, durante as diversas dinastias do Império.

Hoje, são conhecidos mais de mil estilos de Kung Fu diferentes, sendo mais de 300 deles oficialmente catalogados. E, para executar essas tarefas com perfeição, a arte marcial foi aperfeiçoada com métodos e estilos diferentes de combate.

Muitos deles são baseados em habilidades de animais, mas também com uma preocupação de proporcionar benefícios e equilibrar tanto a parte física quanto a mental, para manter a qualidade de vida de seus praticantes.

Assim, a tradição do Kung Fu se perpetuou por milênios e por gerações, sendo atualmente uma das atividades esportivas mais praticadas em todo mundo. Por conta disso, neste post vamos listar os estilos mais famosos dessa arte milenar! Confere aí:

Os sete estilos de Kung Fu mais famosos do mundo

1. Estilo Louva-a-deus

Um dos estilos de Kung Fu mais proeminentes e difundidos pelo mundo afora foi desenvolvido pelo Mestre Wang Lang há mais de 350 anos, inspirado no rápido, agressivo e flexível inseto.

A história conta que, em uma de suas pausas para meditação na natureza, Lang se deparou com um embate entre um louva-a-deus e uma cigarra. Apesar do oponente maior, o pequeno inseto não se intimidou e, com movimentos rápidos de ataque e de defesa, venceu a cigarra.

A partir desse momento, o Mestre se encantou com a movimentação sagaz do animal e passou a observar com a máxima atenção cada um de seus gestos, quando ameaçado. Surgiu, então, o estilo extremamente técnico e versátil: de movimentos ofensivos e defensivos, fortes e leves, de mãos, punhos, braços e, sobretudo, cotovelos.

Grosso modo, ele é focado na autodefesa, mas também em atingir o oponente para limitar sua força e comprometer seu equilíbrio.

2. Estilo Shaolin do Norte

Desenvolvido no templo budista Shaolin, no norte da China, esse estilo é uma das maiores referências da modalidade e precursor de diversas outras variantes da arte marcial ao longo das gerações.

A técnica conta com um conjunto de 72 tipos diferentes de habilidades, baseadas em taolus curtos e longos, de mãos, pés, joelhos e cotovelos, chutes altos, rasteiras e quedas. Sempre com movimentos ofensivos e defensivos amplos, ágeis e agressivos, objetivando acertar pontos vitais do corpo do oponente.

O conceito budista preza bastante pelo equilíbrio entre o físico e mente, conhecido, nesse caso, como “Six Harmonies”. Ele é composto por três harmonias externas — ombros e quadril, cotovelos e joelhos, e mãos e pés — e outros três internos — mente e intenção, intenção e QI, e QI e força.

Assim, essas combinações visam proporcionar maior força, resistência, elasticidade, velocidade, equilíbrio e concentração, além de melhorar a respiração de seus praticantes.

3. Estilo Garra de Águia

Esse estilo também teve origem no Tempo Shaolin e foi competentemente aperfeiçoado pelo guerreiro O’Fei, general do exército chinês. Ele disseminou suas técnicas por meio de seus oficiais, que, então, os repassavam aos seus soldados.

O método consiste no fortalecimento dos dedos das mãos, que formam uma espécie de garra curva para realizar pegadas, imobilizações, chaves e torções, resultando até no quebramento dos ossos dos adversários.

Mesmo após a morte de O’Fei, sua técnica foi repassada por gerações e aprimorada com o tempo com o acréscimo de saltos, movimentos de pernas e chutes. Hoje, o estilo Garra de Águia é executado no mundo inteiro, reconhecido por suas 108 técnicas de chaves diferentes e por exigir extrema dedicação e disciplina de seus praticantes.

4. Estilo Hung Gar

O Hung Gar é um dos principais estilos de Kung Fu. Ele é caracterizado pela utilização de movimentos de ataque e defesa simultâneos, baseado em cinco técnicas fundamentais de animais: dragão, serpente, tigre, leopardo e garça.

Também conhecido como estilo Garra de Tigre, o Hung Gar é originário da Dinastia Ching e surgiu após a destruição do Templo Shaolin do Sul, no século XVIII.

Apesar do massacre, alguns monges sobreviveram e disseminaram o legado aos seus discípulos. Um deles, Hung Hei Kun, construiu um novo Templo Shaolin na região Sul da China para continuar ensinando os moldes tradicionais do Kung Fu, que mais tarde viria a ser batizado em seu nome e conhecido como Hung Gar.

O “boxe da família Hung”, em tradução livre, tem como características deslocamentos estáveis, penetrações diretas e posições baixas e fortes, com foco na força e na resistência dos membros superiores, sobretudo das mãos, com destaque para a combinação mão de ponte e garra de tigre.

5. Estilo Choy Lay Fut

Essa técnica tradicional é conhecida em todo mundo por aplicar chutes e socos rápidos, baseados em movimentos bastante flexíveis.

De acordo com a história, do século XIX, o jovem Chan-Heung teve sua primeira formação em artes marciais com o Monge Shaolin Choy-Fok. Anos mais tarde, o mestre o apresentou a Lay Yau-Shan, renomado por sua técnica feroz de luta repleta de movimentos ágeis.

Por quase uma década Chan-Heung aprendeu os fundamentos do estilo de Lay-Gar. Entusiasmados com o progresso do pupilo, os mestres o motivaram a percorrer a montanha Bak-Pai, na China central, para encontrar Ching Cho War Cern, conhecido como Monge Grama Verde, ex-monge Shaolin.

Depois de muito insistir, Heung foi aceito pelo recluso religioso, que lhe ensinou todos seus conhecimentos marciais, sobretudo a lendária técnica “Palma de Buda”, um poderoso golpe com a palma da mão, e trabalhos de fitoterapia com ervas chinesas.

Ao retornar para casa, Chan-Heung se mostrou um guerreiro diferenciado e muito talentoso, passando a ser admirado pela incorporação do novo estilo, que foi batizado em homenagem aos seus três mestres “Choy, Lay e Fut”, este último expressa “Buddha”, religião de seu terceiro doutrinador.

6. Estilo Garça Branca

Oriundo da Dinastia Ming, o estilo da Garça Branca (Pai Ho) surgiu da observação dos movimentos do animal, quando em perigo. Segundo a lenda, isso ocorreu no Tibete, quando um monge presenciou a ave sendo atacada por um macaco.

Com movimentos ágeis e certeiros, a garça apresentava uma excelente esquiva para anular os ataques do macaco e, com um golpe fulminante em um ponto vital (nos olhos) feriu gravemente o primata, que partiu em fuga.

A partir de então, o monge adaptou esses movimentos, criando um novo sistema de luta com oito técnicas fundamentais, baseadas em ações rápidas de evasão, chutes, torções e ataques precisos em pontos vitais.

Por muito tempo, esse estilo foi utilizado pelos soldados da Dinastia Ming para proteger a família real, e ainda deu origem a muitas outras vertentes baseadas nesse que é um dos estilos de Kung Fu mais acrobáticos e harmoniosos existentes.

7. Estilo Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan, apesar de não ser considerado um estilo de Kung Fu propriamente dito, é uma das modalidades marciais mais completas e dá origem a diversas outras vertentes, pois integra técnicas de defesa pessoal com movimentos lentos e suaves voltados à saúde física e mental, visando uma correta respiração para acalmar a mente, músculos e nervos. Basicamente, uma forma de meditação ativa.

Ele preza pelo equilíbrio mental e pela concentração total de energia para realizar movimentos lentos e graciosos — chamados de “formas” — de maneira encadeada e fluída. Essas “formas” têm tamanhos e sequências variadas, com 75 ou até 83 movimentos, no estilo mais antigo, ou mais curtas, com cerca de 19 evoluções.

Além disso, por ser uma modalidade que trabalha mais com respiração e concentração, o Tai Chi é considerado um dos estilos internos de Kung Fu, diferente dos tópicos anteriores, considerados estilo externos, uma vez que exercitam mais o corpo e a parte física de seus praticantes.

Enfim, embora tenha caráter de combate, eternizado por monges e mestres chineses — inclusive no cinema e na televisão, pelo ícone Bruce Lee — podemos ver que o Kung Fu pode ser praticado por todos os tipos de pessoas, de qualquer idade, justamente por ser uma arte marcial completa.

Assim, caso tenha se interessado por algum desses estilos de Kung Fu, saiba que a TSKF é capaz de oferecer planos de treinamento baseados nos melhores valores que essa atividade pode proporcionar. Interessado? Então, entre em contato com a gente!

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Comments (30)

  1. Avatar

    A tskf só tem o estilo louva deus?

    1. Avatar

      Olá, Jonny. O estilo principal da TSKF é o estilo Louva-a-deus. Todos os anos temos cursos sobre vários estilos diferentes que complementam o aprendizado marcial.

  2. Avatar

    Quanto ao Estilo Kung Fu, tenho a dizer que este para mim é o melhor ,Prático e Divertido.
    Treino Kung Fu Wushu dede 2010, mas de arte marcial desde 1995, tendo começado com a modalidade de King Do Te 1995 á 2000, Taekwondo desde 2000 á 2008, Shotokan desde 2005 á 2008.

    1. Avatar

      Muito legal, Celestino!

  3. Avatar

    sou estudante de educação fisica , estou pesquisando sobre os estilos de kung fu ..
    o senhor mestre poderia indicar um livro..
    obrigado pela atenção desde já
    att Eder

    1. Avatar

      Olá, Eder! Muito legal o tema da sua pesquisa! Não deixe de dividir ela com a gente.

      Temos um bom livro para quem está começando no assunto: https://www.amazon.com/Art-Shaolin-Kung-Self-Defense-Enlightenment/dp/0804834393

      Infelizmente não encontramos uma tradução para o português. Esse ainda é um obstáculo para ler bons livros sobre o Kung Fu.

      Esperamos ter ajudado!

  4. Avatar

    Qual o tempo médio para uma pessoa começar a poder se defender?

    1. Avatar

      Oi Lucas!

      Não há um tempo médio para isso porque não é possível estabelecer uma média entre pessoas e, principalmente, entre tipos de situação das quais ela pode ter que se defender.

  5. Avatar

    Ola.
    Tenho necessidade de aprender a controlar meu corpo, pois sou praticamente sedentário e minha mente e principalmente um stress grande que tenho, Alem de aprender a me defender, quando necessário. Resumindo: preciso de disciplina física e mental.
    Gostaria de saber atéte que ponto o Kung Fu pode me ajudar

    Obrigado.

    1. Avatar

      Oi Silas!

      Sem dúvida o Kung Fu pode ser útil em sua busca. Mas mais importante do que eu falar sobre como isso pode ocorrer, é você vivenciar o processo. Sugiro fortemente que vc procure uma de nossas unidades e marque uma aula gratuita para vc pode ver como o Kung Fu pode te ajudar.

  6. Avatar

    Mestre tenho 52 anos e uma vida que vai da agitação de um dia que começa as 6h da manhã e só paro as 20 horas.Mas nos fins de semana não pratico nem um tipo de atividade fisica. O que seria mais recomendável para mim?

    1. Avatar

      Kung Fu, sempre! Pq vc pode aprender na escola e depois pode treinar em casa!

  7. Avatar

    Tem algum estilo do kung fu que se dedique a técnica de imobilização tipo judô?

    1. Avatar

      Sim! O Shuai Jiao é um estilo que alguns dizem ter inspirado o Judô.

  8. Avatar

    Vocês ensinam Drunken Fist também?

    1. Avatar

      Olá Evanuel! O quê vc entende por Drunken Fist?

  9. Avatar

    Há algum estilo Kung Fu que não exija muita flexibilidade? Ou esta flexibilidade pode ser adquirida com treino? Sou meio durão, pouco flexível e meus golpes tem impacto demais, algo meio bruto para Kung Fu kkkk

    1. Avatar

      A flexibilidade é desenvolvida naturalmente ao longo do treino. E isso serve para qualquer estilo!

  10. Avatar

    Sonho de infância treinar Kung Fu…desde os tempos de David Carradine na TV..” gafanhoto “…passando por Bruce Lee.. mas não foi possível…Hj aos 50 anos daria p tentar.. ?

    1. Avatar

      Claro que é possível! Temos alunos aqui que começaram bem depois dos 50!

  11. Avatar

    Parabéns pelo conteúdo !!!

    1. Mestre Gabriel

      Obrigado pelo retorno.

  12. Avatar

    Vindo novamente para ver o conteúdo do blog, sempre
    encontro dicas maravilhosas aqui…muito bom!

  13. Avatar

    Olá, como vai ?
    sua puplicação poderia colocar neste meu site:
    Você acha que é possivel?
    .
    link do site, ou copie e cole:
    http://planosdesaudehdm.com.br
    .
    Um grande abraço.

  14. Avatar

    Na minha cidade tem apenas o estilo Garra de Águia da mestra Lily Lau. Gostaria da sua opinião, o que você acha desse estilo? Acha eficiente? O que você acha e sabe sobre a Mestra Lily Lau? Pode me dizer algo sobre ela?

    Obrigado pela atenção.
    Att. Jun Ho Lee.

    1. Mestre Gabriel

      Garra de águia é um excelente estilo. Na verdade um dos que acho mais bonitos e a Mestra Lily Lau é uma de suas maiores representantes, filha do grande Lau Fat Mang fundador do estilo.

  15. Avatar

    Olá, vocês ensinam sanda também? Se ensinam, é possível treinar junto com o kung fu tradicional?

    1. Mestre Gabriel

      Não ensinamos SANDA

  16. Avatar

    Eu queria saber se as bases, mudam de acordo com o estilo? ou existe bases que não importa o estilo devem ser apreendidas?

    1. Mestre Gabriel

      Sim, existem mudanças nas base, mas, isso só influencia no próprio estilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *