Em qualquer atividade física existe o trabalho da sua musculatura e físico em geral, mas também existe o trabalho de um órgão que, sem ele, nada aconteceria: o seu cérebro.
O físico depende também da sua saúde mental, e vice versa, assim como os processos físicos fortalecem a mente, sem processos mentais apurados que gerem força de vontade e motivação, o corpo não se mexe.
Treinar a mente para tanto pode não ser tão fácil, pois temos componentes emocionais influenciando diretamente todos os processos.
Uma prática corriqueira, principalmente nos dias de hoje, é dividir carga emocional, principalmente em redes sociais e de amizade, isso não é ruim, desde que você ajude sem precisar de ajuda.
É como você dividir a sua energia para alguém sair do poço, mas não poder dar ela toda, pois quem fica no poço após é você, simples assim.
Quanto mais forte mentalmente, mais pessoas você pode ajudar, pensando assim.
No código de conduta das artes marciais chinesas ( Wu de ), existe uma frase: se eu tiver energia sobrando eu devo estudar.
Essa frase define o ápice de sua saúde mental, pois a mente saudável é aquela que se mantém sempre em aprendizado ou ensinando, pois sempre o processo é bilateral.
Com o tempo e idade nossa mente pode não funcionar como antes, por isso é comprovado que pessoas na melhor idade que mantém atividade física, mantém saúde mental de qualidade.
Na cultura chinesa muitos buscam Tai Chi Chuan, porque apesar do baixo impacto físico, exige alto desempenho mental, mantendo a vitalidade e clareza de pensamento.
Leia, estude, alimente a mente como alimenta o corpo.
Mestre Antonio Carlos
Deixe uma resposta