Hora da pipoca: conheça 7 filmes sobre kung fu!

Bruce Lee foi o grande responsável por popularizar a arte marcial chinesa nos cinemas. Com filmes sobre Kung Fu como “Operação Dragão”, a prática saiu do continente asiático para ganhar fama internacional. Hoje, nomes como Jackie Chan e Jet Li brilham ao interpretar personagens que seguem diferentes estilos, como o louva-a-deus, o bêbado e o garra de águia.

Aos olhos do público, essas técnicas dão muito mais energia ao entretenimento e diferenciam as obras. Por isso, confira agora alguns dos principais filmes sobre Kung Fu e outros nem tão marcantes assim, mas que permitem conhecer melhor diferentes tipos de técnicas, além de grandes lutadores e cenas espetaculares que marcaram a história. Acompanhe.

1. O Mestre Invencível

Não é à toa que Jackie Chan se tornou uma estrela de Hollywood, arrecadando milhões de dólares em sucessos, como “A Hora do Rush” e “Bater ou Correr”. Já em “O Mestre Invencível”, de 1978, quando ainda estava restrito ao mercado asiático, o ator apresentava uma de suas técnicas que o distinguiria no mercado internacional: o “punho bêbado”.

Com um carisma único e amplo domínio dos movimentos, Chan misturou humor ao Kung Fu e deu início a uma das trajetórias mais brilhantes do cinema.

O filme conta com cenas de puro humor e um ritmo que faz dele uma produção muito característica. Na história, o protagonista é um aprendiz da arte marcial que vai até à casa de seu tio. Após o treinamento, ele retorna e descobre que precisa livrar seu pai de bandidos.

2. O Grande Dragão Branco

Jean-Claude Van Damme protagonizou o filme que contou com grandes cenas de luta, apresentando diferentes tipos de técnicas. Um destaque fica por conta de Bolo Yeung, que deu um toque característico à produção. Conhecido por estar sempre presente como o vilão dos filmes, Bolo é uma espécie de rosto malvado favorito das grandes estrelas, tendo trabalhado com Bruce Lee, Jackie Chang e Jet Li, sempre no papel do antagonista.

Em “O Grande Dragão Branco”, ele interpreta Chong Li, um assustador participante de um torneio clandestino chamado Kumite. Sem que existam regras, esse personagem é o atual campeão e que, com crueldade, faz estremecer a audiência. Frank Dux, o protagonista americano interpretado por Van Damme, precisa lidar com isso e sair vivo do torneio.

3. O Templo de Shaolin

Jet Li é outro nome histórico do Kung Fu no cinema, conhecido pela participação em filmes como “Romeu tem que Morrer” e “Batalha de Honra”. No longa de 1982, ele interpreta um discípulo do templo de Shaolin que se prepara para vingar a morte de seu pai num dos confrontos com o imperador Zheng.

O detalhe é que o filme começou a ser gravado com atores, não com especialistas em artes marciais. Diante da percepção dos produtores de que a estratégia não funcionaria nas telas, houve uma reformulação no elenco e o filme passou a ser gravado com campeões de Wushu, entre eles, Jet Li.

Cheio de referências históricas e exibições impecáveis, “O Templo de Shaolin” é uma das maiores referências do Kung Fu nos cinemas em todos os tempos.

4. Operação Dragão Gordo

Em 1978, a fama do Kung Fu se alastrava mundo afora, muito em função da repercussão da morte de Bruce Lee. Naquela época, as produções chinesas começaram a ganhar popularidade internacional. Uma que merece destaque é a que apresenta Sammo Hung, um coreógrafo especialista em misturar artes marciais com dança e movimentos acrobáticos.

Ao longo dos anos, Hung foi responsável por cenas memoráveis, seja atuando nos bastidores, seja interpretando personagens.

Na comédia “Operação Dragão Gordo”, paródia de “O voo do Dragão”, Sammo interpreta um fã de Bruce Lee que, mesmo estando bastante fora de forma, usa de seu Kung Fu para lidar com uma série de imprevistos. O resultado foi um filme surpreendente, com coreografias incríveis, improváveis para alguém sem as condições atléticas ideais.

5. O Grande Mestre

Se você já leu sobre a história do Kung Fu, então deve ter conhecido Ip Man. O filme de 2008 apresenta a trajetória do grande mestre que ensinou Bruce Lee, entre outros discípulos.

Além de passar pela criação do estilo Wing Chun, a história também aborda temas como a importância das artes marciais na proteção da cultura milenar chinesa diante das invasões ocidentais, sem deixar de mostrar grandes lutas. Nesse quesito, o destaque fica para o protagonista Donnie Yen, um dos mais brilhantes astros de Kung Fu da nova geração, especialista em Kung Fu Wushu e Wing Chun.

6. Operação Dragão

Certamente o grande filme de Bruce Lee. Lançado em 1973, “Operação Dragão” chegou aos cinemas semanas depois de sua trágica sua morte, sendo o seu projeto mais ousado, tanto em relação à produção quanto às coreografias exaustivamente ensaiadas.

Na obra, o personagem Lee é recrutado para investigar um torneio clandestino que serve como fachada para a venda ilegal de ópio. Em “Operação Dragão”, Bruce Lee fundamenta a filosofia de luta Jeet Kune Do e protagoniza lutas simplesmente excepcionais. Vale a recomendação.

7. O voo do Dragão

Por fim, ver Bruce Lee enfrentando Chuck Norris, mestre em Tang Soo Do, uma arte marcial coreana, já justifica a presença numa lista como essa. E essa cena pode ser conferida em “O voo do Dragão”, filme rodado no ano de 1972.

Na história, Tang Lung precisa enfrentar mafiosos que ameaçam o restaurante de sua família em Roma. Diante da insistência dos bandidos em colocar a propriedade e as pessoas em risco, o personagem interpretado por Bruce Lee precisa garantir a proteção de todos, além de ensinar sua arte marcial para que pudessem se defender.

Existem inúmeras outras cenas e filmes espetaculares sobre Kung Fu, isso porque ele faz parte da cultura chinesa e à medida que o país se abre à indústria do entretenimento, cada vez mais novas produções ganham o mundo. Para fãs da arte marcial, isso significa ter sempre novas possibilidades para apreciar grandes exibições.

Agora que você já conhece alguns dos principais filmes sobre Kung Fu, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber novas informações interessantes.

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Comments (1)

  1. Avatar

    Nossa, adorei essa lista irei assistir todos!!Obrigada!!seu site é muito legal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *