Domínio Sobre o Tempo

O tempo é o bem mais precioso do qual você pode dispôr. Pessoas altamente qualificadas cobram muito pelo seu tempo, afinal o tempo não volta e não pode ser alterado.


Ao marcar um compromisso com alguém você iguala o valor do seu tempo ao dele, considerando que nem o seu tempo nem o dele valem mais. Claro que considerando fatores externos da vida moderna como transporte, trânsito e tempo caótico, podem ocorrer atrasos, mas o cuidado é para que o atraso não se torne um hábito e isso é mais fácil de acontecer do que se imagina.


Em muitas atividades físicas, existe uma flexibilidade de horário para quem acha melhor, já nas artes marciais o tempo está ligado a disciplina do praticante. Aulas e eventos na maioria das escolas começam em horário fixo e inflexível, não permitindo o ingressar após o horário firmado.


Quando você flexibiliza uma regra, você está ensinando errado, principalmente ao iniciante, pois entra na condição de “começar errado” algo proposto.

Disciplina não é algo que te ensinam, mas é algo que você desenvolve ao frequentar um ambiente “disciplinado”, portanto programar-se para cumprir horários é imprescindível para o desenvolvimento mental do praticamente.


Criando o hábito, desenvolvemos o domínio sobre o tempo, equilíbrio e teremos um dia mais pleno e completo, conseguindo fazer o que temos que fazer e o que queremos fazer.

Mestre Antonio Carlos

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *