As 3 maiores escolas de Kung Fu estilo interno

Quando uma arte marcial chinesa tem movimentos mais lentos, feitos com mais cuidado ou com ênfase no trabalho do Chi (energia) ou respiratório, a tendência ocidental é nomear a prática por Tai Chi Chuan, um engano natural pois o mesmo é seu mais conhecido espoente.
Porém existem três grande escolas de artes marciais internas ( Neijia) praticadas na china, que vem a ser o próprio Taijiquan ( Tai Chi Chuan), Baguazhang e Xingyiquan.

Taijiquan
Sendo dos três o estilo mais difundido e conhecido pelo mundo, o Tai Chi Chuan é chamado também de meditação em movimento, tendo como maiores expoentes as escolas Chen, Yang, Sun e Wu.
A movimentação lenta é parte de um sistema de aprendizado que visa a compreensão plena dos movimentos agregando trabalho respiratório, postural, energético e marcial. É fruto de várias artes marciais chinesas buscando âmbito defensivo e inteligente.

Xingyiquan
O boxe da mente e forma, também é conhecido como boxe dos cinco elementos ou wuxingquan. Algumas escolas incluem, em suas formas, dez ou doze animais do Horóscopo chinês. Seu desenvolvimento é atribuído, segundo a lenda, ao famoso general chinês Yueh Fei.
Possui uma forma básica de treinamento e outra avançada, a forma dos doze animais.
Presentes nos diversos estilos familiares ou regionais, os movimentos são mais que mera imitação dos movimentos de cada animal, inspiram-se nas suas técnicas e táticas.

Baguazhang
O Baguazhang foi desenvolvido por Dong Haichuan no começo do século XIX . Segundo seus próprios relatos, ele teria aprendido esta arte marcial de mestres taoístas e budistas nas montanhas da China rural. Há evidências que sugerem uma síntese de várias artes marciais pré-existentes ensinadas e praticadas na região em que ele vivia, combinadas à prática taoísta de andar em círculos, cujo objetivo é desenvolver um bom trabalho de pés e uma estrutura corporal enraizada e equilibrada.
O que caracteriza esta arte são os movimentos e mudanças de direção constantes e a capacidade de lutar enquanto os movimentos são executados.

Mestre Antonio Carlos

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *