As 3 maiores escolas de Kung Fu estilo interno

Quando uma arte marcial chinesa tem movimentos mais lentos, feitos com mais cuidado ou com ênfase no trabalho do Chi (energia) ou respiratório, a tendência ocidental é nomear a prática por Tai Chi Chuan, um engano natural pois o mesmo é seu mais conhecido espoente.
Porém existem três grande escolas de artes marciais internas ( Neijia) praticadas na china, que vem a ser o próprio Taijiquan ( Tai Chi Chuan), Baguazhang e Xingyiquan.

Taijiquan
Sendo dos três o estilo mais difundido e conhecido pelo mundo, o Tai Chi Chuan é chamado também de meditação em movimento, tendo como maiores expoentes as escolas Chen, Yang, Sun e Wu.
A movimentação lenta é parte de um sistema de aprendizado que visa a compreensão plena dos movimentos agregando trabalho respiratório, postural, energético e marcial. É fruto de várias artes marciais chinesas buscando âmbito defensivo e inteligente.

Xingyiquan
O boxe da mente e forma, também é conhecido como boxe dos cinco elementos ou wuxingquan. Algumas escolas incluem, em suas formas, dez ou doze animais do Horóscopo chinês. Seu desenvolvimento é atribuído, segundo a lenda, ao famoso general chinês Yueh Fei.
Possui uma forma básica de treinamento e outra avançada, a forma dos doze animais.
Presentes nos diversos estilos familiares ou regionais, os movimentos são mais que mera imitação dos movimentos de cada animal, inspiram-se nas suas técnicas e táticas.

Baguazhang
O Baguazhang foi desenvolvido por Dong Haichuan no começo do século XIX . Segundo seus próprios relatos, ele teria aprendido esta arte marcial de mestres taoístas e budistas nas montanhas da China rural. Há evidências que sugerem uma síntese de várias artes marciais pré-existentes ensinadas e praticadas na região em que ele vivia, combinadas à prática taoísta de andar em círculos, cujo objetivo é desenvolver um bom trabalho de pés e uma estrutura corporal enraizada e equilibrada.
O que caracteriza esta arte são os movimentos e mudanças de direção constantes e a capacidade de lutar enquanto os movimentos são executados.

Mestre Antonio Carlos

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Comments (1)

  1. Avatar

    Boa noite amigo sifu gra Mestre Gabriel sou seu fã n1 a 4 anos participei da TSKF Tatuapé eu fui no seu lançamento do Decifrando mistério do sonhos sou obeso sedentários tenho esquizofrenia queria participar da família Tskf agradeço boa noite gratidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *