A Lei da Não Resistência

Dado o meu temperamento colérico, essa talvez seja a lei universal mais difícil para eu cumprir.

Em Mateus 5:39: Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.

Em Mateus 5:44: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.

Não é à toa que a Bíblia está recheada de frases como essas. Elas têm a ver com a lei da não resistência. Quanto mais você resistir à uma determinada coisa, mais ela retornará para assombrá-lo.

Quanto mais você fugir de uma situação, mais ela lhe encontrará. Quanto mais você resistir, se opor, argumentar ou tentar provar que está certo, mais forte será a armadura que seu inimigo vestirá para combatê-lo. Trabalhar contra o inimigo, lutar contra oposição e contra obstáculos é um gasto desnecessário de energia e uma perda de tempo. Com atrito, a única coisa que a gente consegue é o desgaste.

Lutar contra o que não queremos só trará mais do mesmo. Lutando contra o pecado as religiões gerou ainda mais pecado. Lutando contra a pobreza a economia pode gerar ainda mais pobreza. Para eliminar o pecado devemos lutar pelo correto, pela obediência, pelo respeito e pelo cumprimento. Para acabar com a pobreza devemos lutar pela riqueza. Não adianta resistir ao frio, ao invés disso, devemos direcionar todos os nossos esforços para gerar calor. Essa é a lei da não resistência.

Podemos observar a lei da não resistência na natureza, por exemplo, através das águas. Uma nascente de água nasce na montanha e desce através de um canal estreito. Quando a água encontra uma pedra, não fica ali parada lutando contra ela, simplesmente ela desvia e segue seu caminho. Se mais adiante ela encontrar uma barreira, seja lá do que for, ela não luta, tenta a todo custo desviar o caminho. Se a barreira for muito grande ela não luta, ao invés disso, vai se fortalecendo, até que rompe a barreira ou passa por cima dela seguindo seu caminho. O que era um fino córrego, de repente se tornou um rio largo e forte, até que finalmente chega ao seu destino que é o mar.

Nos negócios, a lei da não resistência, seria, por exemplo, manter as portas sempre abertas, ser sempre encontrado, ser flexível, ter um canal sempre aberto ao cliente, dar total atenção a ele, não discutir e tentar atender todas as suas necessidades, etc.

No Kung Fu como seria a lei da não resistência? Manter sua xícara vazia, se deixar conduzir, obedecer, acatar e respeitar seu mestre, e não resistir aos treinos. O contrário disso seria resistência, perda de tempo, e você não chegaria a lugar nenhum. Assim é a lei.

Grão-Mestre Gabriel Amorim.

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *