A difícil jornada para se tornar Mestre

Se você deseja treinar Kung Fu, mas está procurando uma escola ou um Mestre que se adapte ao seu próprio conceito sobre como deveriam ser essas coisas, baseado no que viu no cinema, na TV, no Google, no Facebook e etc., pare agora mesmo de ler este texto, pois, nossa escola não é para você. Entretanto, se você procura uma escola que lhe dê o que você precisa ao invés daquilo que você acha que seria melhor, vá em frente, prossiga com a leitura.

Na TSKF, levamos muito à sério algumas qualidades. Consideramos que sem elas é impossível o aluno chegar até o fim do estilo, muito menos, levar o Kung Fu para o resto da sua vida. Aqui vamos explorar alguns dos principais atributos que o aluno da TSKF deve ter para se tornar Mestre. Não se iluda achando que ter uma ou duas dessas competências vai te ajudar a seguir em frente. Não. Para perpetuar seu Kung Fu você terá que trabalhar todas essas virtudes, caso contrário, é praticamente certo, que você não aguentará até o fim.

Disciplina: A disciplina tem vários significados, mas, aqui, significa compromisso. Compromisso com quem? Consigo mesmo. Engana-se aquele que pretende se tornar Mestre, mas, ao menor sinal de problema prefere ficar em casa ao invés de ir treinar. Ou, então, você é o tipo de pessoa que no dia do seu treino, você vai preferir aceitar o convite de um amigo para sair e vai desistir rapidinho do compromisso com o seu Kung Fu. Não tenha a ilusão de achar que isso é uma bobagem, é muito difícil recusar o convite de um amigo e é justamente nesse ponto que a maioria cai. Existe também aquele tipo de pessoa que se estiver fazendo calor, ela vai preferir tomar umas cervejas e se estiver frio ou chovendo vai ficar em casa assistindo TV com o seu belo balde de pipoca nas mãos. Também, não estão fora dessa lista os indivíduos classificados como “Ovomaltine com Pera” que por qualquer gripinha ou dorzinha não saem de casa. Se você não tiver disciplina, você jamais será um Mestre.

Paciência: Paciência, nesse caso, não se trata da virtude de suportar contrariedades, incômodos e dificuldades com calma, tranquilidade e resignação, nem muito menos esperar a vida inteira por algo. Paciência no Kung Fu da TSKF é respeitar e valorizar o tempo do seu Mestre; é reconhecer as suas limitações enquanto principiante e esperar o tempo certo de cada etapa. Não é você quem sabe se está preparado ou não para prosseguir, ou se sua técnica está boa ou não, é seu Mestre. Além disso, seu Mestre tem muitos outros alunos para ensinar, portanto, é prudente que você respeite o tempo dele. É seu Mestre quem vai conduzir você na sua técnica da maneira correta e no tempo certo.

Perseverança: No Kung Fu, perseverança é a ação de continuar treinando mesmo sabendo que você poderá nunca terminar. É reconhecer que o mais importante é o caminho não o fim. No Kung Fu cada pessoa aprende no seu próprio tempo. No entanto, nos dias de hoje, para a maioria, a perseverança é algo impraticável, as pessoas precisam de uma previsão de término e quando não vislumbram o fim, desistem rapidamente do seu propósito; ou, então, pulam de galho em galho tentando encurtar o caminho e acabam se tornando Mestres de tudo e ao mesmo tempo de nada.

Tolerância: Tolerância é um termo que vem do latim tolerare que significasuportarou aceitar”. A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. Seu Mestre não é Deus, muito menos santo, ele também comete muitos erros. Seu Mestre é uma pessoa normal, torce por determinado time de futebol; segue uma religião ou é ateu; gosta de certo partido político ou tem um político de estimação; tem a sua própria ideologia, ou seja, todas essas coisas que diferem as pessoas umas das outras. Portanto, se você não for tolerante e acabar permitindo que o modo de vida de seu Mestre lhe incomode, você jamais conseguirá terminar nosso estilo, já que na TSKF você deve respeitar o seu Mestre e as suas escolhas. Isso serve para a vida, mas, na TSKF tem um significado maior, já que o aluno precisa praticar a tolerância para poder ir em frente com o seu propósito.

Não se engane, seu caminho será longo e árduo; sua disciplina, sua paciência, sua perseverança e sua tolerância serão testadas até a exaustão; ou você aguentará ou sucumbirá. Assim é, e sempre será, o Kung Fu da TSKF.

Grão-Mestre Gabriel Amorim

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Comments (3)

  1. Avatar

    Adorei esse texto

    1. Mestre Gabriel

      Obrigado Alcir

  2. Avatar

    Fiz a aula experimental com Danilo. Este texto so complementa e mostra verdadeiramente os principios da TSKF. Gostei e vou começar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *